Piauí é o segundo maior produtor de algodão do Nordeste

Fonte: InvestNE, publicado em 29 de Agosto de 2012


Em 2012, estado deve colher 75,1 mil toneladas de algodão em caroço, 29,7 mil toneladas de algodão em pluma e 45,4 mil de caroço de algodão

  

algodao_paulo_barrosO Piauí é o segundo maior produtor de algodão do Nordeste, atrás apenas da Bahia, e o sexto do Brasil, atrás da Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás - graças ao desenvolvimento da cultura na região dos Cerrados, principalmente nos municípios de Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro e Santa Filomena.

 

Na produção de grãos, apesar da seca que hoje atinge praticamente todos os municípios do Estado, o Piauí chega ao final da safra 2011/2012 com a terceira posição no Nordeste e a 12ª no Brasil. Os números são do 11º levantamento da safra piauiense de grãos, feito por técnicos da superintendência regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

 

Pelos números da Conab, este ano o Piauí está colhendo 75,1 mil toneladas de algodão em caroço, 29,7 mil toneladas de algodão em pluma e 45,4 mil de caroço de algodão. A produtividade do algodão em caroço chegou a 3.525 quilos por hectare, índice superior ao da Bahia.

 

A produtividade do algodão em pluma foi de 1.392 quilos por hectare e a do caroço de algodão, 2.133 quilos. Foram plantados no Estado 21,3 mil hectares de algodão, área 19,7% maior que a da safra anterior.

 

Mesmo faltando o último levantamento de safra, a ser divulgado em setembro, as possibilidades de alteração dos números são bem reduzidas. Os números foram apurados no período de 22 a 28 de julho.

 

Do Governo do Estado