Governo anuncia no início de outubro pacote de medidas para portos e aeroportos

Fonte: Agência Brasil, publicado em 20 de Setembro de 2012


Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

 

Rio de Janeiro – O presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, informou hoje (20) que o pacote de medidas para portos e aeroportos deve ser divulgado no começo de outubro, e não no final deste mês, porque “o modelo de concessão ainda não está definido”.

 

Falta o governo concluir o processo de análise e tomar a decisão, disse ele, durante sessão especial do Fórum Nacional, promovida pelo Instituto Nacional de Altos Estudos, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio.

 

De acordo com Figueiredo,  a concessão do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão-Antonio Carlos Jobim está entre as medidas a serem anunciadas. Ele ressaltou, porém, que o pacote é mais amplo que a concessão do Galeão. "Não é só isso. Essa é uma das ações.”

 

Para Figueiredo, o atual modelo de concessão aplica-se mais a aeroportos de grande porte. Ainda há dúvidas sobre a viabilidade deste modelo para aeroportos menores, mas todas as possibilidades estão sendo analisadas, disse ele. Uma delas prevê que a União tenha uma  golden share (ação preferencial de classe especial) nos aeroportos concedidos à iniciativa privada.


Edição: Nádia Franco